Vamos APRENDER um pouco MAIS sobre os BURACOS NEGROS? 🌌🌀🔭
A maioria dos buracos negros nasce depois que uma grande estrela morre e grandes quantidades de matéria são comprimidas. A atração de sua gravidade é tão forte que nem mesmo a luz pode escapar. Pode haver até um bilhão deles em nossa galáxia, variando de algumas massas solares até milhões de vezes a massa do nosso Sol! 🤯
1. O que é a singularidade? 🤔
O ponto incomensuravelmente pequeno no centro do Buraco Negro onde toda a matéria que entra entrou em colapso. Tudo o que já passou do horizonte de eventos termina aqui, onde a gravidade é quase infinitamente forte.
2. O que é a radiação Hawking? 🤔
Partículas quânticas que aparecem perto do horizonte de eventos e são capazes de escapar dele, roubando a massa do Buraco Negro. Ao longo de eras, a radiação fica mais forte e o Buraco Negro evapora até desaparecer em um piscar de olhos.
3. O horizonte de eventos! 🤯
O limite entre o Buraco Negro e o espaço ao redor dele, do qual matéria e energia não podem escapar da gravidade do Buraco Negro. É uma fronteira de mão única invisível: uma vez que as coisas passam do horizonte de eventos, elas nunca podem sair novamente.
4. A ergosfera! 🤩
Uma região ao redor do horizonte de eventos onde é impossível ficar parado. Isso é causado pela rotação do Buraco Negro - Buracos negros em rotação são formados no colapso gravitacional de uma estrela massiva em rotação ou do colapso de um conjunto de estrelas com uma média não nula de momento angular. Como muitas estrelas rotam é esperado que a maioria dos buracos negros na natureza são buracos negros em rotação.
5. O disco de acreção! 🤩
Um disco de gás muito quente e poeira orbitando um Buraco Negro em velocidades imensas. Parte desse material vai ultrapassar o horizonte de eventos, enquanto outras partes podem explodir como jatos.
Curtiu o post? Compartilhe com os seus amigos! 🧠
Siga a @for.astronomy para receber conteúdo diário sobre astronomia e ciências! 👨🔬🌌
__________
#fisica#astrofisica#buraconegro#universo#ciencia#galaxia#cosmos#cosmologia#astronomia#space#astronomy#galaxias#espaco#knowledge
ONDA DE CHOQUE causada por EXPLOSÃO! 💣💥⚡
Um artilheiro de torre no Afeganistão está animado por seu assento na primeira fila para uma detonação controlada de UXO ou um esconderijo de armas inimigas.
No entanto, ele não estava pronto para a magnitude da explosão, que envia uma onda de choque passando por ele.
Embora vídeos como sejam ótimos para transmitir o espetáculo visual de tais eventos, uma coisa que não pode ser transmitida é a concussão estrondosa de explosões maciças que podem ser sentidas por todo o corpo. Pode-se dizer pela explosão em erupção que é grande, mas parece estar muito longe e, portanto, a onda de choque vem inesperadamente. Uma surpresa "divertida" para todos.
Você sabe O QUE É uma ONDA DE CHOQUE?⚡
As ondas de choque são ondas mecânicas com frequência e densidade de energia altas, são perturbações de propagação cujas propriedades (temperatura, densidade e pressão) variam. São produzidas quando se atinge uma velocidade acima da velocidade do som.
Uma explosão (como mostrado no vídeo) é capaz de desencadear esse fenômeno ondulatório chamado onda de choque. Esse tipo de onda é um distúrbio de propagação, onde elementos como pressão, velocidade etc, variam de forma brusca. A formação desse fenômeno se dá no momento em que os pulsos de pressão se movem com uma velocidade maior que a do som (no meio em que os pulsos acontecem). Existem outros exemplos de onda de choque, como: trovões, aviões sônicos, disparos de rifles etc.
Curtiu o post? Compartilhe com os seus amigos! 🧠
Siga a @for.astronomy para receber conteúdo diário sobre astronomia e ciências! 👨🔬🌌
__________
#fisica#astrofisica#terra#universo#ciencia#galaxia#cosmos#cosmologia#astronomia#space#astronomy#galaxias#curiosidade#soldado#explosão#detona#bomba
CONFIRA: A DOBRA ESPACIAL! Viajar mais RÁPIDO que a luz é POSSÍVEL? 🤯✨🚀
O físico e engenheiro da @nasajpl, Harold White, confirma e prova que o motor de dobra espacial é possível e viável.
Harold G. "Sonny" White (nascido em 8 de outubro de 1965) é um engenheiro mecânico, engenheiro aeroespacial e físico, e também o líder da equipe de propulsão avançada da Diretoria de Engenharia da NASA Jet Propulsion Laboratory (@nasajpl).
De acordo com White, para criar um motor de dobra seria necessário posicionar um objeto esferoide (como anéis) no meio da nave espacial e fazer um anel se movimentar em volta dele de determinada maneira que pudesse contrair e expandir o espaço à sua volta, gerando uma bolha de dobra ao redor da espaçonave.
Essa bolha de dobra seria capaz de movimentar o espaço em volta da nave, como se ela estivesse passando através de algo muito apertado. Assim, o movimento de expansão do espaço atrás da bolha seria o responsável por movimentar a nave a velocidades acima da velocidade da luz.
Para desenvolver sua ideia, White realizou algumas alterações no modelo de motor do físico teórico Miguel Alcubierre, no qual tinha baseado sua primeira ideia. Poderíamos alcançar a estrela mais próxima do Sol em questão de semanas.
Além do mais, a viagem com o motor de White seria bastante precisa. Ou seja, calculando rotas com exatidão, você poderia alcançar qualquer planeta do nosso Sistema Solar sem acabar sendo sugado pela gravidade, podendo se posicionar em locais apropriados, tudo isso sem sentir o movimento de aceleração da nave, bem comos os efeitos da gravidade.
Via: @cosmosfinal
🌐Fonte: NASA JPL / White, Harold
Curtiu o post? Compartilhe com os seus amigos! 🧠
Siga a @for.astronomy para receber conteúdo diário sobre astronomia e ciências! 👨🔬🌌
__________
#fisica#astrofisica#quadrinhos#fun#universo#ciencia#galaxia#cosmos#cosmologia#astronomia#space#astronomy#galaxias#curiosidade#dobra#espacial#rapido#aprenda
Sabia dessa? 🤯
Desde quando foi descoberto, em fevereiro de 1930, Plutão ainda não completou uma volta completa em torno do Sol e, pelo cálculo de sua rota, só vai terminar o primeiro ciclo no ano 2178.
Plutão tem uma órbita elíptica e a sua distância em relação ao Sol varia de 4,4 a 7,4 bilhões de quilômetros. Isso faz com que o planeta anão leve 248 anos para circular todo o Sol. Em comparação, a Terra está a uma distância de apenas 150 milhões de quilômetros da estrela; e Netuno, o oitavo planeta do nosso sistema, leva quase 165 anos para realizar uma órbita ao redor do Astro Rei.
Falando em Plutão, você concorda com a decisão da União Astronômica Internacional (IAU) de rebaixar a categoria de Plutão e assim defini-lo como planeta-anão? 🤔
Curtiu o post? Compartilhe com os seus amigos! 🧠
Siga a @for.astronomy para receber conteúdo diário sobre astronomia e ciências! 👨🔬🌌
__________
#fisica#astrofisica#plutao#universo#ciencia#galaxia#cosmos#cosmologia#astronomia#space#astronomy#coracao#descoberta
FATOS sobre a chegada do homem à Lua! 🚀🌔
A corrida espacial motivou as grandes potências mundiais da época, EUA e União Soviética, a levarem o primeiro homem à superfície da Lua.
Em 12 de abril de 1969, a URSS conseguiu colocar o astronauta soviético Iuri Gagarin em órbita da Terra, a bordo da espaçonave Vostok 1.
Os norte-americanos não ficaram para trás e então, no dia 20 de julho de 1969, conseguiram realizar a primeira alunissagem (pouso na Lua) da história da humanidade. Neil Armstrong foi o primeiro homem na Lua.
Mas mesmo hoje em dia, há quem duvide que o homem de fato chegou a pousar na superfície da Lua. A internet está repleta de vídeos, fotos e teorias da conspiração que, entre outras coisas, dizem que a missão Apollo-11 tratou-se, na verdade, de uma grande farsa. Entretanto, o homem já pisou na Lua seis vezes!
Ao todo, a missão durou 8 dias, 3 horas e 18 minutos. Durante esse tempo, os astronautas percorreram mais de 1,5 milhões de quilômetros de distância no decorrer de seu trajeto de ida e volta.
Cerca de 400.000 pessoas trabalharam no projeto Apollo 11, por isso, caso tudo isso for uma mentira, teríamos um total de 400.000 empregados envolvidos no segredo!
A missão Apollo 11 custou cerca de 23 bilhões de dólares, o equivalente a 131,75 bilhões de dólares nos dias de hoje, ou, 425 bilhões de reais.
🌐Fonte: Brasil Escola (Adaptado)
Curtiu o post? Compartilhe com os seus amigos! 🧠
Siga a @for.astronomy para receber conteúdo diário sobre astronomia e ciências! 👨🔬🌌
__________
#fisica#astrofisica#noite#universo#ciencia#galaxia#cosmos#cosmologia#astronomia#space#astronomy#galaxias#curiosidade#moon#lua#astronauta#apollo11#ida#viagem
É POSSÍVEL um PLANETA chegar tão PERTO da Terra? 🤯🌎✨
Se um planeta do mesmo tamanho da Terra passasse a 70 quilômetros do nosso planeta, mas sem tocá-lo, o que aconteceria?
A resposta é mais óbvia do que parece: Mesmo que o planeta não encostasse no Planeta Terra, você não sobreviveria. Mas por quê, se eles nem se encostaram?
Todos os corpos celestes no espaço possuem algo chamado de "limite de Roche": quando nenhum astro adentra este limite, a própria gravidade do planeta é capaz de mantê-lo estável. Mas se algum objeto celeste tão massivo quanto ele entrar dentro do limite de Roche (imagine como se fosse uma barreira invisível ao redor do planeta), a gravidade passa a não ser suficiente para manter o corpo estável em seu formato original. Então ele começa a se desintegrar, parcial ou totalmente.
O princípio físico que rege o limite de Roche fundamenta-se na força gravitacional. Quando um sistema de menor densidade, como por exemplo Vênus, aproxima-se de um sistema de maior densidade (considere a Terra), a força gravitacional exercida pelo corpo de maior densidade passa a absorver matéria do corpo de menor densidade.
Uma das teorias de formação dos anéis de Saturno, sugere que eles tenham se formado porque duas luas se aproximaram abaixo do limite de Roche do gigante gasoso e desintegraram a sua volta. Este seria o mesmo destino aqui no planeta azul. Não seríamos mais um planeta - nem a "outra Terra" - quando tal aproximação ocorresse.
🎥: @borisao_blois
Via @cosmosfinal
Curtiu o post? Compartilhe com os seus amigos! 🧠
Siga @for.astronomy para receber conteúdo diário sobre astronomia e ciências! 👨🔬🌌
__________
#fisica#astrofisica#knowledge#universo#ciencia#galaxia#cosmos#cosmologia#astronomia#space#astronomy#galaxias#curiosidade#planeta#destruicao#sistemasolar
Um big F. 😔
Você sabe o que vai acontecer com o Sol, no futuro? 🤔☀️
O Sol é uma estrela relativamente pequena que já viveu 4,6 bilhões de anos, ou seja, metade da sua vida. Sabemos o tempo que o Sol vai viver justamente por sua massa e sua composição química.
No núcleo solar, a temperatura e a densidade são gigantescas e causam fusão nuclear de hidrogênio em hélio. Quatro átomos de hidrogênio se fundem para formar um átomo de hélio. E essa fusão é uma forma incrível de produzir energia! Ela ocorre cerca de 1038 vezes por segundo no interior solar!
Sabemos que o nosso Sol passará por momentos dramáticos no futuro, e isso causará um grande impacto em todo o Sistema Solar. Quando acabar o hidrogênio no núcleo do Sol, a força da gravidade vai tentar esmagar o núcleo. Sua temperatura aumentará muito e, para se reequilibrar, o Sol vai se expandir bastante e virar uma gigante vermelha, podendo chegar ao ponto de engolir a Terra e talvez até Marte.
Depois dessa fase gigante, a temperatura vai baixar, e o núcleo estará agora cheio de hélio. Então, a força da gravidade vai começar a compactar o núcleo até que os átomos de hélio passem a se fundir e formar novos átomos de carbono, produzindo, assim, energia suficiente para segurar a gravidade por um tempo. Esse capítulo vai durar alguns milhões de anos, até que o hélio do núcleo acabe e a produção de energia cesse novamente. E aí não terá mais jeito: o Sol irá ejetar a maior parte de todo o seu material para o espaço, formando uma linda e colorida nebulosa planetária.
O que sobrar do núcleo do Sol se tornará uma estrela anã branca que não vai mais produzir energia e habitará a nebulosa planetária até esfriar e se apagar. O material ejetado que sobrará terá um futuro interessante, contribuindo para o enriquecimento do meio interestelar.
🌐Fonte: Revista Galileu (adaptado)
Curtiu o post? Compartilhe com os seus amigos! 🧠
Siga a @for.astronomy para receber conteúdo diário sobre astronomia e ciências! 👨🔬🌌
_________
#fisica#astrofisica#sol#universo#ciencia#galaxia#cosmos#cosmologia#astronomia#space#astronomy#galaxias#curiosidade#nasa
QUAL SERÁ o futuro do planeta Terra? 🥵🌎🥶⏱️
O Planeta Terra surgiu há cerca de 4,6 bilhões de anos. Desde então, ele está em constante transformação.
As mudanças ocorridas nos últimos bilhões de anos propiciaram a formação da vida orgânica e as condições necessárias para que nós, os seres humanos, pudéssemos nos desenvolver e começar a transformar a superfície.
Contudo, as transformações do nosso planeta não param e o nosso Planeta, assim como o Sistema Solar, continua em evolução. Os cientistas acreditam em alguns cenários possíveis para o futuro da Terra.
A curto prazo a influência das atividades humanas pode ser catastrófica, com a extinção em massa de diversas espécies de animais, a poluição dos oceanos pelo plástico e a elevação dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera. Entretanto, a tendência é que dentro da escala de milhares de anos os efeitos do homem sobre a natureza se tornem irrelevantes diante das alterações provocadas pelas mudanças ocorridas na estrutura da Terra e no Sistema Solar.
Os eventos mais drásticos do futuro da Terra estão ligados a evolução da estrela solar. No momento, o Sol está em fase de expansão. A expectativa é que dentro de 1 bilhão de anos a luminosidade do Sol tenha aumentado em 10%.
Esse valor é o suficiente para evaporar a água dos oceanos, o que pode levar ao fim da tectônica de placas, o que ocasionaria o fim do ciclo do carbono. Com o fim do ciclo de carbono, os vegetais seriam extintos do planeta, o que levaria a extinção da vida orgânica na Terra.
Com a expansão do sol, é provável que dentro de 5 bilhões de anos ele tenha se tornado uma gigante vermelha e absorvido a Terra e outros planetas do sistema solar. ☀️💥🌍
🌐Fonte: Info Escola
Via @cosmosfinal
Curtiu o post? Compartilhe com os seus amigos! 🧠
Siga a @for.astronomy para receber conteúdo diário sobre astronomia e ciências! 👨🔬🌌
__________
#fisica#astrofisica#terra#universo#ciencia#galaxia#cosmos#cosmologia#astronomia#space#astronomy#galaxias#curiosidade#marte#sol#pordosol#mundos#diferentes
E esses são os EVENTOS ASTRONÔMICOS e o CALENDÁRIO LUNAR do RECHEADO mês de AGOSTO! 🤩🌌
Informações sobre os eventos! 🌙🌌:
Na hora da observação, é recomendado fazer o uso de aplicativos como o "Stellarium Mobile" para facilitar a localização e identificação das contelações e áreas do céu descritas no post! 📲🌌
SuperLua🌕:
A Lua alcançará o ponto mais próximo ao longo de sua órbita da Terra e parecerá um pouco MAIOR do que em outros momentos! A distância da Lua à Terra varia porque sua órbita não é perfeitamente circular – é ligeiramente oval, traçando um caminho chamado elipse. À medida que a Lua percorre esse caminho elíptico ao redor da Terra a cada mês, sua distância varia em 14%, entre 356.500 km no perigeu (aproximação mais próxima da Terra) e 406.700 km no apogeu (mais distante da Terra). Este perigeu coincidirá de perto com a época do mês em que a Lua está na fase cheia, então a lua cheia deste mês parecerá um pouco maior e mais brilhante do que o normal. E desta vez, a SuperLua vai estar sendo acompanhada pelo senhor dos anéis do sistema solar: Saturno! Vamos apreciar este lindo fenômeno! 🤩🔭🌗
Chuva de meteoros Perseidas 🌌☄🔭:
A chuva dos meteoros Perseidas estará ativa durante boa parte do mês: ela começou em 17 de julho, e vai até 24 de agosto. Mas o pico será durante o dia 13 de agosto, quando sob condições ideais (céu limpo, longe da poluição luminosa de grandes cidades) a estimativa é de até 24 meteoros por hora. Para observá-la, procure por seu radiante, a constelação de Perseu, a partir das 2h30 da manhã, quando ele surge ao norte. O melhor momento é antes do nascer do Sol, por volta das 6 da manhã.
SATURNO em OPOSIÇÃO 🤩🌌🔭:
Saturno estará em oposição, ou seja, diretamente oposto ao Sol no céu, o que o torna mais brilhante. O planeta estará visível a noite toda, surgindo no horizonte a leste a partir das 18h33, e se pondo a oeste às 5h54.
E aí? O que acharam do céu desse mês? Comenta aí! 👇
Curtiu o post? Compartilhe com os seus amigos! 🧠
__________
#fisica#astrofisica#universo#ciencia#astronomia#space#astronomy#galaxias#curiosidade#eventos#astronomicos#calendario
E aí, se sentiu pequeno? Somos insignificantes! 😆🌌🔭
"O universo não parece ser nem benevolente nem hostil, apenas indiferente." - Carl Sagan. 🧠
O maior planeta do Sistema Solar é Júpiter. Dentro dele cabem mais de 1.000 planetas iguais à Terra! Júpiter também tem duas vezes mais massa que todos os outros planetas juntos. Ele está distante do Sol cerca de 800 milhões de quilômetros. A essa distância ele demora 12 anos terrestres para completar uma volta ao redor do Sol (um ano de Júpiter). Porém, o dia lá é bem curto: demora apenas 10 horas!
Aprendemos que, Júpiter é grande o suficiente para comportar 1.000 Terras. No entanto, 1.000 Júpiteres cabem dentro do Sol. O Sol tem raio aproximado em 696 mil km, enquanto o diâmetro chega a 1,391 milhões de quilômetros, o que representa mais de 8 vezes o diâmetro de Júpiter. Já o volume do Sol é de 1.412 x 10¹⁸, o que parece bastante impressionante. Pois saiba que, na prática, isso significa que nossa estrela é 1,3 milhão de vezes mais volumosa que a Terra.
Se você acha que a maior estrela já conhecida no universo é a UY Scuti ou, talvez, a VY Canis Majoris, você esta enganado! A maior estrela do universo conhecida agora é Stephenson 2-18. Uma estrela com 2158 raios solares, o que corresponde a um volume cerca de 10 bilhões de vezes maior que o Sol. Se colocado no centro do Sistema Solar, sua fotosfera engolfaria a órbita de Saturno. A estrela é uma supergigante vermelha que está localizada na constelação de Scutum a 18.900 anos-luz de nós, dentro do enorme aglomerado aberto Stephenson 2, onde 25 outras supergigantes vermelhas fazem parte dele.
🌐Fonte: Planetário do Rio de Janeiro, HypeScience; StarFacts; CanalTech; SpaceToday; NASA.
Curtiu o post? Compartilhe com os seus amigos! 🧠
Siga a @for.astronomy para receber conteúdo diário sobre astronomia e ciências! 👨🔬🌌
__________
#fisica#astrofisica#escalas#universo#ciencia#galaxia#cosmos#cosmologia#astronomia#space#astronomy#galaxias#curiosidade#interestelar#pequeno#tamanho#comparacao#estrelas
TESTE de FORÇA G em pilotos de CAÇA!🌏🔥🚀
A força-g está totalmente ligada à vibração e à ressonância dos tecidos dos organismos.
Quando se alcança uma alta força-g, a vibração e a ressonância chegam a tal grau que certos órgãos podem chegar ao ponto extremo de “explodirem”, levando à morte imediata da pessoa.
Uma aeronave pode obter dois tipos de força-g: a força-g vertical e a força-g horizontal. A força-g vertical acontece quando a aeronave se desloca em posição totalmente erecta, tanto a subir como a descer. Isto causa uma variação significativa na pressão sanguínea ao longo do corpo, o qual só tolera um certo limite. Caso esse limite seja ultrapassado, o indivíduo irá perder a consciência.
Uma pessoa normal aguenta cerca de uma aceleração de 5 g (ou 49.03325 m/s²), ocorrendo o enrijecimento dos músculos devido a força que o sangue exerce na volta do cérebro. Os atuais pilotos, principalmente os de caças supersônicos, são capazes de aguentar uma aceleração de 9 g (88.25985 m/s²) por um período de tempo maior do que a g de uma pessoa normal.
Via @cosmosfinal
Curtiu o post? Compartilhe com os seus amigos! 🧠
Siga @for.astronomy para receber conteúdo diário sobre astronomia e ciências! 👨🔬🌌
__________
#fisica#astrofisica#universo#ciencia#galaxia#cosmos#cosmologia#astronomia#space#astronomy#galaxias#curiosidade#eventos#astronomicos#force#test#piloto
NASA quer criar SISTEMA que LANÇA FOGUETES como um 'estilingue GIGANTE'! 🌎🚀🎯
A Nasa (Agência Aeroespacial dos Estados Unidos) assinou um contrato para testar um sistema de lançamento de foguetes que funciona em uma espécie de "estilingue gigante".
Desenvolvido pela empresa SpinLaunch, o objetivo é usar energia cinética para acelerar e permitir a decolagem de um veículo espacial.
O sistema de lançamento da SpinLaunch lembra um tipo de máquina de lavar gigante. Basicamente, uma cápsula de lançamento é acoplada ao equipamento, que gira a uma velocidade altíssima (8.000 km por hora) para acumular energia cinética. Então, em algum momento, a cápsula se desprende do sistema e é atirada ao espaço. O processo envolve uma câmara de vácuo com 91 metros de diâmetro.
No primeiro teste, de 2021, o acelerador suborbital girou a cápsula do protótipo e a lançou por uma abertura em menos de um milissegundo, segundo a empresa.
Na época, o procedimento utilizou apenas cerca de 20% da capacidade de potência do equipamento. Um vídeo no site da SpinLaunch mostra o resultado do primeiro teste.
🌐Fonte: Revista UOL Ciência
Via @cosmosfinal
Curtiu o post? Compartilhe com os seus amigos! 🧠
Siga @for.astronomy para receber conteúdo diário sobre astronomia e ciências! 👨🔬🌌
__________
#fisica#astrofisica#knowledge#universo#ciencia#cientista#cosmos#lancamento#astronomia#space#astronomy#conhecimento#curiosidade#estilingue#nasa#spin#launch#foguete#espaco#força