A playlist de setembro é dedicada ao compositor francês Camille Saint-Saëns, exímio organista e pianista prodígio.
Sua carreira musical abrange todos os gêneros possíveis: música de câmara e sinfônica, ópera, motetos, e ainda peças teatrais e ensaios. Gioconda Bordon fez uma seleção de obras que exploram essa diversidade do compositor.
Acesse o link na bio e ouça a seleção completa no seu tocador de preferência!
#playlist#camillesaintsaens#musicadecamara#music#culturaartistica
Já conferiu o recital do clarinetista Josué Rodrigues e da pianista Cecilia Moita? O duo apresentou a Sonata para clarinete e piano, de Camille Saint-Saëns, e o Choro para clarinete e orquestra, de Mozart Camargo Guarnieri.
Confira um trecho da obra de Camargo Guarnieri, interpretada pelo duo. O recital completo está disponível em nosso canal no YouTube. Acesse o link na bio e confira!
#descriçãodovídeo#paratodosverem: Josué está em pé, tocando clarinete. É um rapaz negro, de cabelo crespo curto e escuro, e bigode também escuro. Veste camisa preta e calça bege, e usa óculos de armação preta.
Ao seu lado, está Cecília, uma mulher de cerca de 50 anos, branca, de cabelo curto liso e castanho. Veste blusa preta e brilhante, e usa brincos dourados e pendurados. Está tocando um piano preto de cauda.
Os músicos estão em um estúdio com paredes azuis e com detalhes de madeira.
#recital#clarinet#piano#camargoguarnieri#culturaartistica#culturaartísticaemcasa#classicalmusic#musicaclassica
O pianista Jean-Yves Thibaudet é um dos grandes nomes do cenário internacional da música de concerto. Presença constante nos grandes palcos internacionais, já se apresentou ao lado de renomados conjuntos, como a Filarmônica de Nova York, a Orquestra do Concertgebouw de Amsterdã, a Filarmônica de Munique e a Orquestra Sinfônica de Londres.
Thibaudet fez parte das Temporadas da Cultura Artística em duas ocasiões. Em 1997, apresentou recitais solo nos dias 20, 21 e 22 de maio, com obras de Frédéric Chopin, Robert Schumann, Claude Debussy e Maurice Ravel.
Doze anos depois, na Temporada 2009, o pianista se apresentou ao lado da Orchestre de la Suisse Romande. O programa escolhido continha composições de Michael Jarrell, Maurice Ravel, Franz Liszt e Anton Bruckner.
#acervo#piano#jeanyvesthibaudet#classicalmusic#musicaclassica#schumann#chopin#ravel#debussy#culturaartistica
A Abertura Coriolano, de Ludwig van Beethoven, é uma peça orquestral inspirada na tragédia Coriolanus, do dramaturgo austríaco Heinrich Joseph von Collin. A obra foi escrita inicialmente para acompanhar a peça, lançada em 1802.
Coriolano era um general romano que, após ser exilado de Roma, se une aos inimigos antes combatidos por ele e decide atacar a cidade como forma de vingança. Os romanos, temendo o ataque, pedem para que um grupo de mulheres – no qual estavam a mãe e esposa do general – tentasse impedi-lo, como mostra a pintura de Nicolas Poussin. Ele aceita o pedido, mas comete suicídio para não perder a própria honra.
A Abertura será apresentada pela Academy of St Martin in the Fields em nossa Temporada!
#coriolanoverture#beethoven#academyofstmartininthefields#orchestra#classicalmusic#musicaclassica#culturaartistica
A Academy of St Martin in the Fields foi fundada em 1958 por Sir Neville Marriner e desde 2011 é dirigida pelo virtuose do violino Joshua Bell.
Nos dias 30 e 31 de agosto, Joshua Bell e a Academy of St Martin in the Fields estarão em São Paulo pela Temporada Cultura Artística, apresentando dois programas distintos. Na terça-feira, teremos a Abertura Coriolano, op. 62 e a Sinfonia n. 4, op. 60, de Beethoven. Já no dia seguinte, a Abertura Egmont, op. 84 e a Sinfonia n. 7, op. 92, do mesmo compositor. O Concerto para violino e orquestra, op. 35, de Tchaikovsky, completa o programa de ambas as apresentações.
#orchestra#concert#academyofstmartininthefields#joshuabell#violin#violino#classicalmusic#musicaclassica#culturaartistica#beethoven#tchaikovsky
Hoje, às 19h, teremos a estreia do recital do clarinetista Josué Rodrigues, bolsista da Cultura Artística, e da pianista Cecilia Moita!
Entre as obras apresentadas pelo duo, está a Sonata para clarinete e piano, de Camille Saint-Saëns, escrita em 1921 e que figura entre suas últimas composições.
A peça faz parte de uma série de três sonatas para madeiras – clarinete, oboé e fagote – que Saint-Saëns escreveu para mostrar instrumentos até então raramente apresentados. Foi dedicada a Auguste Périer, professor do Conservatório de Música de Paris.
No vídeo, é possível conferir um trecho da obra. O recital foi gravado no Estúdio Monteverdi.
#descriçãodovídeo#paratodosverem: Josué está em pé, tocando clarinete. É um rapaz negro, de cabelo crespo curto e escuro, e bigode também escuro. Veste camisa preta e calça bege, e usa óculos de armação preta.
Ao seu lado, está Cecília, uma mulher de cerca de 50 anos, branca, de cabelo curto liso e castanho. Veste blusa preta e brilhante, e usa brincos dourados e pendurados. Está tocando um piano preto de cauda.
Os músicos estão em um estúdio com paredes azuis e com detalhes de madeira.
#recital#clarinet#piano#saintsaens#sonata#culturaartistica#culturaartísticaemcasa#classicalmusic#musicaclassica
Na segunda-feira, dia 29/08, teremos a estreia de um novo recital em nossa programação digital: o clarinetista Josué Rodrigues, bolsista da Cultura Artística, se apresenta ao lado da pianista Cecilia Moita!
Josué é clarinetista da Orquestra Jovem do Estado de São Paulo. Já estudou na Escola Municipal de Música de São Paulo, na Escola de Música do Estado de São Paulo e no programa Guri Santa Marcelina. Foi recentemente aprovado para cursar o mestrado na Universidade de Música e Artes Cênicas da Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Cecilia Moita é pianista da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo.
O recital foi gravado no Estúdio Monteverdi. Inscreva-se em nosso canal no YouTube e não perca!
#recital#clarinet#piano#saintsaens#camargoguarnieri#culturaartistica#culturaartísticaemcasa#classicalmusic#musicaclassica
Neste ano, o Duo Siqueira Lima lançou o álbum Violinístico, que marca seus 20 anos de carreira. O trabalho reúne peças inéditas de compositores brasileiros e contemporâneos, como Marco Pereira, Sérgio Assad, Paulo Bellinati e Guinga.
Sobre o álbum, o violonista Sérgio Assad descreve que “a indiscutível riqueza e originalidade da música brasileira está presente em todas as faixas desta brilhante gravação”.
#duosiqueiralima#guitar#violinistico#violao#classicalmuisc#musicaclassica#album#culturaartistica#seriedeviolao2022
O pianista Arnaldo Cohen já foi descrito pelo jornal O Globo como “artista completo”. Sua carreira se estende por décadas, carregando uma reputação que impressiona audiências, e uma autoridade musical com performances virtuosas e empolgantes.
Na década de 1980, o pianista se apresentou em três Temporadas da Cultura Artística. Em 1980, realizou um recital ao lado do violoncelista Antonio Del Claro, no qual apresentou composições de Boccherini, Beethoven e Brahms.
Dois anos depois, Cohen fez parte de uma série especial de concertos da Cultura Artística, apresentados por artistas brasileiros. O programa escolhido contou com oito obras de Chopin.
Na Temporada 1983, o pianista apresentou composições de Chopin e Liszt.
#acervo#piano#arnaldocohen#chopin#liszt#classicalmusic#musicaclassica#culturaartistica